Arcanos Maiores

Os Arcanos Maiores são constituídos de 22 cartas que representam o nosso caminho evolutivo, a jornada do herói percorrida pelo Louco. Eles podem ser associados aos principais arquétipos do inconsciente coletivo que moldam a psique humana, tanto individual quanto coletivamente. Eles também podem ser associados aos 22 caminhos encontrados na Árvore da Vida cabalística.


0 - O Louco

O Arcano do O Louco é o arcano sem número, geralmente associado ao número 0. Ao observar esta carta podemos perceber que há um ar de leveza, de desprendimento dos rótulos e de cobranças sociais. Parece um tipo de pessoa que está em contato com a sua criança interior e também com os seus instintos, por isso é espontânea, criativa e sincera, principalmente consigo mesma. É alguém que se dispõe a retirar suas máscaras, a desconstruir seus padrões limitantes e encarar o desafio de buscar algo que lhe dê total prazer e alegria. Sua energia é vibrante e contagiante. Ele não tem medo de correr riscos para ir em busca dos seus sonhos e aproveitar as infinitas possibilidades que a vida lhe oferece.


                   

Acima estão 2 diferentes representações do Arcano O Louco, nos seguintes decks respectivamente: Rider-Waite e Cosmic Tarot.
.
Simbologia: O Louco usa vestes que lembram as roupas dos bobos da corte. Ele carrega um bastão com uma trouxa, que provavelmente contém apenas o que é mais essencial. Ele caminha em direção à beira de um precipício e é seguido por um animal, possivelmente um cão, que o acompanha. 


Significado: O Louco simboliza a espontaneidade, impulsividade, despreocupação, coragem e destemor. A capacidade de abandonar o velho e correr riscos em nome da busca por um novo caminho, uma nova opção ou uma nova fase de vida. No sentido negativo pode significar irresponsabilidade, inconsequência, ingenuidade ou desorientação.




I - O Mago

O Mago  é o arcano número I do Tarot. A imagem do Mago na maioria dos Tarots mostra uma figura masculina que passa uma imagem de segurança, autoconfiança e parece ser dotado de conhecimento e poder pessoal.
.


Acima estão 2 diferentes representações do Arcano O Mago, nos seguintes decks respectivamente: Rider-Waite e Tarot of Dreams.
.
Simbologia: Normalmente representado por uma figura masculina, O Mago usa vestes que lembram os mantos ou túnicas sacerdotais. Acima de sua cabeça há o símbolo da leminiscata (infinito), indicando a abertura para as infinitas possibilidades. Na mão esquerda ele porta um bastão ou cetro que ele aponta para cima, provavelmente para canalizar toda a energia criativa para manifestá-la no mundo material. No altar a sua frente encontram-se os símbolos dos 4 elementos (terra, água, ar e fogo) que estão à sua disposição, indicando poder e conhecimento. É como se houvesse um domínio ou um potencial latente para lidar com estes elementos (que podem ser associados às dimensões: física, mental, emocional e espiritual).


Significado: O Mago simboliza vontade, inspiração, criatividade, iniciativa, comunicação, inteligência, talento, destreza, poder de influência, uso do livre-arbítrio e empreendedorismo. Numa tiragem pode indicar a possibilidade de novas oportunidades ou início de algo onde a pessoa poderá exercer seu conhecimento e domínio. No sentido negativo pode significar manipulação.




II - A Sacerdotisa

A Sacerdotisa ou Papisa  é o arcano número II do Tarot. A imagem dela mostra uma figura feminina que transmite uma energia passiva, receptiva e dotada de sabedoria.


.

Acima estão 2 diferentes representações da A Sacerdotisa, nos seguintes decks respectivamente: Rider-Waite.
.
Simbologia:  A Sacerdotisa ou Papisa é uma figura feminina que aparece sentada e carrega um livro em seu colo e o símbolo da lua no topo da cabeça. Em alguns Tarôs ela aparece entre duas colunas, uma preta e outra branca - A letra J que aparece na coluna branca e A letra B que aparece na coluna negra são símbolos maçons que se referem às colunas do Templo de Salomão. Jaquim e Boaz simbolizam um equilíbrio entre forças opostas (luz e sombra, feminino e masculino, céu e terra, etc.). As suas vestes normalmente são recatadas, contendo símbolos de espiritualidade (cruz, etc.) e a barra do seu vestido parece transforma-se em um fluxo de água.  
.
Significado: A Sacerdotisa simboliza o princípio feminino: receptivo e passivo (Lua), dotado de sabedoria (livro), além de muita intuição e sensibilidade. A Lua está ligada ao elemento água, demonstrando sentimento e profundidade. A pessoa pode estar num momento mais introspectivo e reflexivo, e por isso mesmo talvez esteja mais fechada em si mesma. Pode-se dizer também que há uma conexão espiritual muito forte nesta carta, que também pode ser traduzida em comunhão ou compaixão.
.

Nenhum comentário: